domingo, 14 de novembro de 2010

Carta de Repúdio ao Enem - Por Chayene Amor Teixeira Bonori

Faço questão de deixar registrada a minha mais profunda revolta em relação ao Enem, à forma como o assunto está sendo visto e tratado pelos representantes do Inep e principalmente à forma como nós estudantes estamos sendo tratados neste cenário deplorável e peço encarecidamente que se façam públicas as minhas palavras.
Meu nome é Chayene Bonorino, tenho 25 anos, atualmente faço um curso pré-vestibular e outros cursos que me preparam para prestar vestibular para o curso de Administração na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma instituição séria da qual terei orgulho de fazer parte.
Pela primeira vez que fiz a prova, há 8 anos atrás, a fiz com a intenção inicial de testar meus conhecimentos. Nos anos seguintes novamente fiz a prova, destas vezes com a intenção de pleitear bolsas pelo sistema PROUNI, que começava a deslanchar. Não tendo sucesso me lancei em uma universidade privada e com muito esforço consegui fazer alguns semestres até ter que parar de vez (por conta das despesas) e começar a me preparar para tentar entrar numa universidade federal. Depois de todos os esforços nunca pensei que teria que me sujeitar a uma situação tão descabida como os acontecimentos durante as provas do ENEM deste ano.
O que nós estudantes estamos passando em relação ao ENEM é simplesmente INACREDITAVEL!!! Primeiro tentaram nos fazer acreditar numa prova que nos parecia fraca em seus conteúdos, mas que poderia representar um passaporte a tão sonhada bolsa do PROUNI ou mesmo a própria vaga na universidade. Depois a prova veio crescendo ao longo dos anos e sendo cada vez melhor trabalhada, até que enfim ela DESMORONA DEFINITIVAMENTE no conceito até do mais positivo dos estudantes.
QUAL É O SIGNIFICADO DESDE PROCESSO DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR? QUAL É A SUA INTENÇÃO? O QUE PENSAM QUE ESTÃO FAZENDO?
Como querem fazer de uma prova cheia de controvérsias, com casos de fraudes há dois anos, escândalos de provas vazadas, erros de impressão, falhas mais que grotescas no monitoramento dos participantes durante a prova, a forma de ingresso ao ensino superior de futuros médicos, advogados, professores?
Hoje nos cobram respostas de todos os lados, a sociedade nos cobra, nossas famílias nos cobram, nos pedem a todo momento que provemos o quanto somos suficientemente bons para ocuparmos as vagas das instituições de ensino públicas e privadas e isso tudo para quê? Para nos desgastarmos fazendo uma prova sem o mínimo de zelo pela decência? Sim, pela decência, pois o que presenciamos chega ao ponto da indecência. Ouvi relatos de que participantes haveriam tido 1 hora a mais para fazer a prova, provas com cabeçalhos trocados (na minha sala recebemos o aviso quase uma hora depois do início da prova, onde muitos já haviam feito marcações na grade de respostas), questões duplicadas em algumas provas, pessoas sem o mínimo preparo para a monitoria de uma prova que se propõe séria e respeitosa. O QUE É ISSO??? Na sala onde fiz a prova, após o toque do sinal para início da prova nós fomos orientados a não começar a prova até que após alguns minutos, por questionamento de alguns participantes que ali estavam, fomos autorizados a começá-la. Nem preciso dizer que não tive sequer 1 minuto a mais após o sinal de término, ou seja, perdi aí alguns sagrados minutos. No segundo dia, precisou vir uma pessoa da coordenação da prova para questionar as 3 fiscais que ali estavam, pois tinham participantes na sala com relógios digitais, bonés....como pode? NÓS NÃO PODÍAMOS UTILIZAR LÁPIS E BORRACHA PARA FAZER A PROVA, MAS TINHAM PARTICIPANTES USANDO RELÓGIOS ?? E se esse coordenador não passasse por ali e cobrasse das fiscais que elas de fato FISCALIZASSEM e pedissem que o candidato retirasse o relógio? E se fosse algum aparelho receptor de mensagens? Sim, são apenas “suposições” eu sei, mas chegamos à questão: até que ponto podemos confiar nessa prova? Não sei. Sinceramente não sei e é isso o que mais me incomoda. Como podem ter havido apenas cerca de 1% de provas com erro de impressão sendo todas provenientes da uma mesma matriz? Tinham mais “matrizes”? Tenho minhas dúvidas.
Quando retornei da prova e cheguei exausta em casa, meu sentimento era de decepção, pois achei que eu poderia ter me saído melhor na prova, mas para a minha surpresa, logo no dia seguinte veio a notícia do caso do mineiro e depois o do repórter do jornal pernambucano que entrou na sala de aula para fazer a prova portando um celular ligado no bolso e que informou de dentro das dependências da escola qual era o tema da redação, ou seja, neste caso a intenção era mesmo provar o quanto foram graves as falhas na aplicação da prova, mas e se não fosse? Ora, possivelmente este seria meu concorrente, estaria “prestando suas contas à sociedade”, talvez quase gabaritando a prova, talvez entre os 10 primeiros colocados – concorrendo, inclusive, a bolsas em universidades no exterior - ou ocupando a vaga de qualquer outro estudante em qualquer universidade que ele escolhesse no Brasil, esta vaga poderia ser de um estudante que estivesse se preparando o ano inteiro para esse processo, gastando com cursos preparatórios, “perdendo” horas e horas estudando, poderia ser de um estudante que estivesse ali apenas “matando” o tempo ou apenas para registrar para os pais que “fez a prova”. Poderia ser A MINHA VAGA. A vaga para a qual tenho a muito custo me preparado e que até agora não consegui conquistar.
EXIJO RESPOSTAS!!!! QUERO TODAS AS EXPLICAÇÕES QUE ATÉ AGORA NÃO ENCONTREI PARA O SIGNIFICADO DE ISONOMIA!!!
QUE NÃO ME VENHAM COM A INDECENTE PROPOSTA DE REAPLICAR A PROVA APENAS PARA OS “2.000 CANDIDATOS QUE FORAM PREJUDICADOS” PELOS ERROS DE IMPRESSÃO!!!! FOMOS TODOS PREJUDICADOS!! TIVEMOS TODOS NOSSAS EXPECTATIVAS FRUSTADAS E AINDA AGORA ME VÊM COM ESSA CONVERSA DE TRATAR OS CASOS ISOLADAMENTE??? ORA, FRANCAMENTE! TIVEMOS CASOS ISOLADOS EM TODO O BRASIL!!! E AINDA QUEREM NOS SUBMETER A UMA NOVA PROVA??? OU QUEREM DAR MAIS TEMPO PARA QUE OS “2.000 PREJUDICADOS” (COMO SE FOSSEM APENAS 2.000) SE PREPAREM PARA REFAZER A PROVA? NÃO! NÃO POSSO ACEITAR QUE TENHAM CONSIDERADO OU SEQUER COGITADO ESSA POSSIBILIDADE!
QUE NÃO SE FAÇAM DE SONSOS EM QUERER FAZER ACREDITAR QUE ESTE PROCESSO FOI “UM SUCESSO”, POIS TODOS SABEMOS QUE AS FALHAS SÃO GRAVES, MUITO MAIS GRAVES DO QUE OS ERROS DE IMPRESSÃO.
QUANTAS PESSOAS ESTARIAM ENCABEÇANDO O RANKING DO ENEM NO ANO QUE VEM FRAUDANDO A PROVA, COM CELULARES, RELÓGIOS, ENFIM, TIRANDO A MINHA CHANCE E A DE TANTOS OUTROS DE CURSAR O ENSINO SUPERIOR DEPOIS DE 1 ANO DE ESTUDOS OU MAIS E AINDA RINDO DA NOSSA CARA??????
QUE NÃO ME DIGAM QUE “FALHAS ACONTECEM”!!! ESSE TIPO DE FALHA NÃO PODE ACONTECER!!! CERTAMENTE OS FILHOS OU FAMILIARES DAS PESSOAS QUE DIZEM QUE “FALHAS ACONTECEM” NÃO SE SUJEITARIAM A ESTE TIPO DE “FALHAS”! AH! MAS É CLARO QUE DA MESMA FORMA ESSES FILHOS E FAMILIARES NÃO PRECISAM SE SUJEITAR A ISSO...DEVEM RECEBER BELAS MESADAS E TER FUTUROS PROMISSORES PELA FRENTE....DEIXEM ESSAS PREOCUPAÇÕES PARA GENTE COMO EU QUE QUASE MORRE ESTUDANDO E TRABALHANDO E FAZENDO TODO O POSSÍVEL E IMPOSSÍVEL PARA DEPOIS TER QUE ACEITAR QUE ESSAS “FALHAS” ACONTEÇAM...
ISSO NÃO SÃO FALHAS, SÃO OS MEUS DIREITOS COMO ESTUDANTE, COMO CIDADÃ, QUE ESTÃO SENDO SIMPLESMENTE IGNORADOS AO SE PERMITIR QUE OCORRAM ABSURDOS COMO ESTE NUMA PROVA QUE TÊM A PRETENSÃO DE REPRESENTAR O ENSINO BRASILEIRO.


QUERO RESPOSTAS.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário