quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM - Vergonha Nacional - PROTESTE

ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio nasceu em 1998 com o objetivo de avaliar o nível da educação nacional de ensimo médio. Ao longo dos anos sofreu diversas modificações, até 2008 sua nota era considerada para que o aluno de ensino público tivesse acesso a bolsas de estudos em universidades privadas.
No entanto em 2009, de forma arbitrária e contraditória, foi transformado em vestibular nacional, sendo único meio de ingresso de diversas universidades federais. Adotado depois do começo do ano letivo em todo o país, apresentou uma série de problemas em sua logistica e formulação, e este ano, os erros foram ainda mais visíveis e catastróficos.

Cronologia de falhas
Out. 2009 - Denúncia da compra das provas do ENEM na sexta-feira anterior ao exame. Gera caos e revolta em escolas e universidades. Datas de diversos vestibulares tiveram de ser alterados devido a nova data de aplicação do exame. A Nova prova ocorreu em dezembro, atrasando o resultado final de todas as universidades que usaram de alguma forma o ENEM em seu processo seletivo.
Fev. 2010 - SISU - Sistema de Seleção Unificada - O site congestionou pelo número de acessos e diversos estudantes não conseguiram fazer suas inscrições.
Ago. 2010 - MEC encontra problemas para imprimir as provas por questões de segurança e abre nova licitação.
Out. 2010 - Proibição do uso de lápis e borracha, e de portar garrafas com água gera polêmica entre alunos e educadores.
Nov. 2010 - No primeiro dia de prova, cabeçalhos trocados no cartão-resposta geram confusão. Em alguns locais, candidatos receberam instruções de passar corretivo no cartão. Provas de cor amarela com partes da prova de cor branca, folhas faltando e questões repetidas. Em alguns locais as provas foram trocadas, em outros, a troca foi recusada pelos fiscais. Pessoas portando telefones celulares nos locais de prova, enviam e recebem mensagens e ligações durante as provas. O tema da redação é "Twitado" antes do começo da prova. Questões polêmicas e enunciados duvidosos ou com erros.
Será que um sistema tão repleto de erros tem condições de avaliar a educação do país?

PENSE, REPENSE E PROTESTE!

Não deixem que tratem você como palhaço! Poder estudantil, vamos mudar isso!


ORGANIZAÇÃO DE PROTESTOS EM NÍVEL NACIONAL DIA 12/11/2010
Mobilizações e organização nos sites de relacionamento ORKUT e TWITTER.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A idéia do cancelamento é legal, mas n dá certo!!!
    Um concurso realizado por uma universidade q teria aderido 100% ao ENEM também fica inviável, pq a lei exisge 6 meses de antecedência da data de realização do concurso a publicaçao do edital!!!
    Portanto sem enem, sem vagas para estas universidades!!
    Infelizmente n sei se existe uma opção viável!!! :(
    Como professor estou muito decepcionado com a incompetência dos gestores e bato palmas pra quem votou pela continuidade desse governo!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade Giovane, a proposta de cancelamento não é imediata. Essa campanha aqui no blog, de fim do ENEM, é a partir do ano que vem. Temos a noção de que agora é tarde demais, mas se nos organizarmos direito, ano que vem conseguimos derrubar isso. Os protestos que estão acontecendo contra o descaso com a educação são apenas um começo para a mobilização estudantil!

    ResponderExcluir